sexta-feira, 19 de junho de 2009

Cinéfilo de cu é Rola

A gente sempre tem aquele tipo de pessoa que te faz pegar nojinho das coisas. Eu poderia listar inúmeras características das pessoas que me enojam profundamente. Uma coisa que me chamou muito a atenção ultimamente é que aqui no Brasil é a hora de se mostrar cult. Só dar uma passada no orkut pra ver quantas pessoas têm como autores favoritos caras como Dostoiévski, Nietzsche e Clarice Linspector. Eu confesso que nunca li nada de Nietzsche e acho a Clarice Linspector um chute nos bagos, mas isso sou eu e sinto que sou minoria. Mas o que realmente me faz querer cuspir na cara de um cidadão é quando a criatura se apresenta como um cinéfilo.

O que é um cinéfilo? Por definição seria aquela pessoa que tem amor ao cinema (seja o fazer, ou apenas o assistir) então, porra, eu sou cinéfila, afinal adoro tudo que esteja relacionado a cinema, até assisto aos filmes clássicos em preto e branco, longos e cheios de coisas para se pensar, mas pra mim o que realmente acelera o coração são as ficções científicas (deste ou do século passado) assim como os fimes de terror e é isso que importa certo? A paixão! Não no ponto de vista dos jovens brasileiros de classe média que têm a necessidade de mostrar como aproveitaram a educação francesa que papai e mamãe lhes deram (mesmo que sejam da periferia e não tenham dinheiro para frequentar o Espaço Unibanco) decorando o nome de centenas de diretores, cuja maioria dos filmes eles não assistiram.
Há alguns meses eu estava conversando com meu professor de fotografia, que tem quase a minha idade, que se dizia um cinéfilo, mas se recusava a ver qualquer coisa que o Spielberg havia feito. Ok, eu não sou otária, sei que o Spielberg se vende que é uma beleza, o cara sabe fazer drama na hora certa e se tem o nome dele nos créditos é Blockbuster na certa, tá e daí? Só porque o cara explode as bilheterias do mundo todo ele não está fazendo "cinema arte"? Primeiramente cinema arte o quê? Filmes com a câmera tremendo e mal iluminados é arte porque o Lars Von Trier fez. Robôs gigantes ganhando vida pelas mãos do Michael Bay (embora seja o Michael "Pear Harbor" Bay) não é arte porque é "burro demais".
Sinceramente não entendo o conceito de se matar de tédio para assistir a um filme da República da Bósnia só porque algum intelectual gozou assistindo àquilo. É sempre o mesmo papo Kubrick revolucionou o cinema, Tarantino é um gênio, sim concordo com a primeira, acho a segunda digna de discussão e me pergunto por que não dizem que James Cameron revolucionou o jeito de se fazer cinema? Por que não dizem que Sam Raimi é genial (quando citam é pra falar que Evil Dead é trasheira demais e por isso é bom)? Qual é o problema com o cinema comercial e pipocão, como eles chamam? Por que são menos merecedores do que um filme "arte" da Bósnia ou do Irã?
Mais do mesmo? O cinema brasileiro é um grande mais do mesmo de favela e corno e nem por isso deixa de ser adorado como cinema arte, "Oh, cidade de Deus. Oh, O cheiro do ralo" e os filmes do Mojica? (sem a história da trasheira, por favor)


Desculpe, se sou burra por gostar de George Romero e Orson Welles e por não conhecer nem 5 filmes feitos na Romênia esse ano. Se isso é ser cinéfilo eu quero morrer sem saber o que é cinema, aliás, vou morrer antes de achar alguém que consiga me explicar, direito, por quê o Almodóvar é genial e por que o John Carpenter não é. Peguei vocês agora né? John Carpenter pode até não ser aclamado como o Almodóvar, mas é bem mais estiloso.

Nenhum comentário: